Postagens

Mostrando postagens de julho 12, 2009

Ciclos Migratórios

Imagem
“...Passa certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”. Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante, numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. É o sertão que se esvazia. Não resiste mais, amatula-se num daqueles bandos, que lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e lá se vai ele no êxodo penosíssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o não mate o elemento primordial da vida. Atinge-os. Salva-se. Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o a saudade do sertão. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortúnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável, os mesmos dias longos de transes e provocações demoradas...” ( Os Sertões, pág 107) Nestes parágrafos, o escritor Euclides da Cunha, autor do livro Os Sertões, traduz com clareza o ato migratório da população sertaneja provocado pela seca. O desloc

A Escola Pública e a Proposta Curricular do Governo

Imagem
A sociedade atual exige cada vez mais o acúmulo de conhecimentos. Para trabalhar, conviver com pessoas, entender e preservar o meio ambiente ou tornar-se um cidadão consciente dos seus direitos e deveres. Esta sociedade, pelo desenvolvimento tecnológico acelerado que sofreu, gera novas desigualdades ou exclusões, ligadas ao uso dessa tecnologia. Exclui-se o individuo por falta de acesso a bens materiais e também por falta de acesso a informação. De acordo com o governo brasileiro, essa tendência tecnológica segue paralela “à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório”, acredita-se que com a nova proposta de ensino mais pessoas terão acesso ao estudo, assim, o diploma de nível superior não será mais o diferencial. Os traços cognitivos e afetivos ganham um valor mais acentuado, a facilidade para solucionar problemas, desenvolver trabalhos em grupo, ter cooperativismo e interesse, podem contribuir para que o aluno tenha melhor desempenho em situações com mai